Hoje é o Dia Mundial das Redes Sociais e os dados da Marktest mostram a evolução da forma como os portugueses usam as várias plataformas, as preferências e o tempo gasto online. O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” indica que as redes da Meta dominam mas que o Instagram destronou Facebook como rede mais usada pelos portugueses.

O Facebook é ainda a rede social com mais perfis criados em Portugal mas perdeu terreno na frequência de utilização e na notoriedade espontânea. Nos dados da consultora de mercado, O Instagram foi a mais referida (34,2%) entre as redes a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando assim pela primeira vez o Facebook neste critério.

Apesar desta queda, o Facebook continua a ser o "principal espaço para informação jornalística (34%)", indica o  o Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25). O WhatsApp, "embora seja atualmente a rede social mais utilizada no quotidiano (67%), tem um papel mais limitado para o consumo de notícias (21%), funcionando essencialmente como canal interpessoal".

O estudo de 2024 da Marktest revelou ainda que a rede criada por Mark Zuckerberg foi também já ultrapassada pelo WhatsApp, que subiu este ano para o segundo lugar, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. Já o Facebook não foi além dos 20,9% de referências.

Segundo os dados, o tempo médio dedicado diariamente às redes sociais aumentou face a 2023, situando-se em 2024 nos 97 minutos por dia (1h37m). O número aumenta consideravelmente entre os mais jovens, aproximando-se das duas horas e meia (145 minutos) por dia.

Facebook ainda é o "principal espaço para informação jornalística" nas redes sociais em Portugal
Facebook ainda é o "principal espaço para informação jornalística" nas redes sociais em Portugal
Ver artigo

Os dados indicam também que é durante o fim-de-semana que os portugueses mais utilizam as plataformas, com 72,8% a referirem aceder ao sábado e ao domingo durante mais tempo. Em paralelo, 97% dos portugueses que usam as redes sociais fazem-no num hábito diário e 90% afirmam que acedem diversas vezes ao dia.

A Marktest refere que o Instagram é também a rede preferida dos portugueses para consumir conteúdos de turismo e viagens. O estudo sobre os hábitos dos portugueses nestas plataformas, “Turismo e Redes Sociais”, 62.8% dos inquiridos atribuem notas de 6 a 10 ao grau de influência das redes sociais nessas escolhas numa escala de 0 a 10.

O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” da Marktest é realizado anualmente desde 2011 para compreender os hábitos dos portugueses nas redes sociais.