O mercado mundial de música continua a sofrer as consequências da elevada taxa de pirataria online, contudo, o NPD Group apurou que, no terceiro trimestre deste ano, o número de músicas descarregadas legalmente cresceu 29 por cento, enquanto que as descarregadas de forma ilegal aumentaram 23 por cento.



Por outro lado, a venda de CDs continua a cair e, no mesmo período, as vendas destes produtos decresceram 19 por cento face a 2007. Os adolescentes e os adultos com idades entre os 25 e os 34 anos são os que menos compraram CDs no trimestre em análise.




Contudo, o grupo de análises de mercado, explica que a quebra na procura por parte dos jovens é colmatada com o facto de estes estarem a aderir cada vez mais a plataformas de descargas pagas, o que ajuda a compensar as perdas no mercado físico.




De uma forma global, a procura neste mercado sofreu uma quebra de dois por cento no trimestre passado, embora o volume de downloads efectuados na Internet tenha aumentado. Segundo o NPD Group, tal situação está relacionada com as descargas legais e ilegais.




Por fim, o estudo indica que os videojogos baseados na indústria musica têm saído beneficiados. Cerca de 22 por cento dos consumidores de música, seja de forma legal ou ilegal, compram também jogos de temática musica, um valor que alcança 35 por cento dos menores de 35 anos.