O antes rumor foi confirmado pelo CEO da rede social, Mark Zuckerberg, que avançou detalhes sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido relativamente aos recursos que farão parte do projeto Internet.org.

Relativamente às tecnologias de distribuição de Internet, o Facebook conta com a parceria da NASA, envolvendo também engenheiros da Ascenta, empresa cujos fundadores foram os responsáveis pelo Zephyr, a aeronave movida a energia solar que voou por mais tempo.

A par dos drones, estão igualmente a ser trabalhadas novas formas de oferecer Internet via satélite e laser, acrescenta Mark Zuckerberg no seu post.

A intenção é que a equipa do Conenctivity Lab desenvolva diferentes soluções de conectividade para regiões com diferentes densidades populacionais.

Drones alimentados por energia solar que possam sobrevoar locais por meses são a aposta para oferecer Internet a áreas suburbanas em regiões limitadas geograficamente. Os satélites servirão áreas com menor densidade populacional. Tanto um sistema como o outro irão recorrer à tecnologia FSO - Free-space optical communication.

O projeto Internet.org foi lançado pelo Facebook em agosto de 2013, e conta com o apoio de outras gigantes como a Samsung, a Nokia, a Ericsson e a Qualcomm.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico