Os números do evento, com mais de 104 mil inscritos, e o tempo que os participantes passam na funcionalidade de "mingle" foi um dos destaques iniciais de Paddy Cosgrave na conferência de imprensa do início da tarde,  onde comentou também os desafios de organizar o Web Summit online. Diretamente do terraço da sua casa em Lisboa, o fundador da conferência de tecnologia confirmou que quer avançar num modelo híbrido de conferências, mas expandir globalmente para estar mais perto do local onde a inovação e as startups nascem.

O Web Summit de Lisboa vai continuar a ser o "palco principal" e o objetivo é voltar a ter a conferência presencial em novembro de 2021. Mas também apostar num formato híbrido.

Apesar de destacar os números deste ano como um sinal de sucesso, Paddy Cosgrave sublinhou o facto de que “é difícil manter um evento desta dimensão online", sublinhando que "Fizemos um trabalho razoável dadas as circunstâncias”. Mas houve muito trabalho e dúvidas nos últimos 9 meses.

"Tínhamos a vantagem de ser uma empresa flexível com equipas já remotas há mais de uma década, mas o facto de termos de ir para um modelo totalmente remoto foi um grande desafio. E houve momentos em que duvidámos se conseguiríamos organizar um evento desta dimensão", afirmou Paddy Cosgrave.

O software da plataforma do Web Summit é apontado como a chave do sucesso. Mas não foi uma aposta deste ano, como lembra Paddy Cosgrave. "A nossa equipa tem desenvolvido software nos últimos 10 anos, tem uma base de engenharia forte", e isso ajudou a diferenciar a conferência. É esta experiência que agora quer capitalizar, e partilhar.

Todos querem fazer networking. Ou "mingle"

"O Mingle é onde a maior parte das pessoas passam a maioria do tempo", afirmou o fundador do Web Summit, explicando que os números da plataforma têm mostrado essa tendência, em conversas de 3 minutos. "Fazemos o matching no background", refere, dizendo que tem havido muitas conversas interessantes mas que até acha difícil que as pessoas se mantenham tanto tempo sentados à frente do computador para estas "ligações".

A funcionalidade já tinha sido experimentada no Collision, em Toronto, antes do verão, mas na altura a decisão foi de limitar as conversas a 5 horas por dia. Agora no Web Summit alargou o tempo de duração do Mingle, que começa às 10 horas e se mantém até às 11 da noite.

Paddy Cosgrave partilhou também o número de horas de reuniões pré agendadas pelos investidores. "São mais de 900 horas de reuniões, é incrível", sublinha, afirmando que isto mostra a importância destes eventos para as startups

Ambição global e novos modelos de conferências

Os desafios que a pandemia trouxe às conferências foram um dos temas abordados pelo fundador do Web Summit que lembrou que muitos eventos foram cancelados e que tem como objetivo ajudar a indústria, adiantando que amanhã tem uma reunião com os principais organizadores de eventos globalmente para ver como podem colaborar.

Mas o futuro continua a ser visto com ambição, chegando a mais regiões do mundo. O Brasil já tinha sido apontado como um dos próximos destinos, com Porto Alegre e o Rio de Janeiro a surgirem entre duas possibilidades de localização, e agora a organização confirma que Tóquio vai ter uma conferência do Web Summit em setembro de 2021.

Há mais mudanças, com o RISE, na Ásia, a mudar de "casa" de Hong Kong para Kuala Lumpur em 2022, na Malásia. Para 2023 Paddy Cosgrave tem como ambição criar uma conferência em África e no Médio Oriente, regiões onde o Web Summit ainda não é muito conhecido.

"A tecnologia é cada vez mais global e as empresas com possibilidade de sucesso não estão limitadas a Silicon Valley", afirmou.

Mesmo com eventos presenciais já marcados para o próximo ano, Paddy Cosgrave acredita que o futuro é híbrido. "Nos últimos anos temos estado limitados a 70 mil participantes no Web Summit, e com um modelo híbrido fica mais acessível a startups em todo o mundo", afirma, dizendo que quer duplicar os números.

Nota da redação: A notícia foi atualizada durante a conferência de imprensa. Última atualização 13h20

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.