Consultar o Facebook quando acorda para saber as notícias e as boas novas dos amigos. Fazer uma pausa a meio da manhã para ficar a par das novidades. O ritual repete-se mais algumas vezes ao longo do dia. Mas alguma vez parou para pensar no quão distante está de todos os seus amigos na rede social?

O Facebook decidiu fazer essa conta para todos os utilizadores e chegou à conclusão que todas as "amizades" que existem na rede social estão separadas por um total de 73 biliões de quilómetros - 73.000.000.000.000 por extenso.

Se o valor lhe parece grande, é porque o é. De acordo com uma nota de imprensa do Facebook, a distância equivale a percorrer dez mil vezes a distância entre a Terra e Plutão. "Ou dar a volta ao mundo 1,8 milhões de vezes", salienta a maior plataforma social do mundo.
O Facebook foi um pouco mais longe e decidiu analisar quais as cidades que têm um maior índice de utilizadores ligados - leia-se separados - entre si. E chegou à conclusão de que Sydney, na Austrália, e Londres, em Inglaterra, são as cidades com mais utilizadores amigos. Mas há mais e podem ser consultados neste link.

A partilha de informação aparece numa altura em que o Facebook acabou de completar o seu décimo primeiro ano de existência. Aqui no TeK lembraram-se algumas das funcionalidades mais marcantes da rede social, assim como algumas das "pragas" que mais chateiam os utilizadores.

Mas no final o Facebook lá continua a sua trajetória ascendente ligando 1,39 mil milhões de pessoas todos os meses e quase 900 milhões diariamente. Em Portugal o número de utilizadores é de 4,29 milhões. Posto isto, fica a questão: e ainda dizem que o Facebook não serve para ligar as pessoas?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico