A Google divulgou a lista de termos mais pesquisados no seu motor de pesquisa, responsável por mais de metade das pesquisas realizadas na Internet em todo o mundo.

A conclusão mais óbvia é que as eleições americanas marcaram o ano. Só isso pode explicar que no topo da lista dos termos mais pesquisados esteja Sarah Palin, a candidata à vice-presidência dos Estados Unidos na oposição a Obama.

A já tradicional Zeitgeist de 2008, exibe na segunda posição os jogos olímpicos de Pequim, através do termo Beijing 2008. Os eventos desportivos conseguem outra presença no Top 10, com o Euro 2008 a surgir na nona posição da tabela.

O sucesso das redes sociais também se comprova mais uma vez aqui com o termo Facebook login na terceira posição da tabela. Na posição seguinte é outra rede social a garantir posição, neste caso o Tuenti, uma plataforma espanhola.

Obama, o recém-eleito presidente americano, só surge na sexta posição do ranking, despertando menos interesse dos utilizadores que o falecido actor do filme Brokeback Mountain, o quinto mais pesquisado do ano.

No início do mês também a Yahoo divulgou o top dos mais pesquisados no seu serviço, dando a liderança à Britney Spears, que ocupa o lugar pelo quarto ano consecutivo.

Os 10 termos mais pesquisados no Google em 2008

1. sarah palin

2. beijing 2008

3. facebook login

4. tuenti

5. heath ledger

6. obama

7. nasza klasa

8. wer kennt wen

9. euro 2008

10. jonas brothers