A NASA acaba de lançar 168 páginas repletas de imagens terrestres, captadas do espaço, através das quais é possível perceber que a expressão artística humana tem, regra geral, paralelo na natureza. O livro, ao qual a agência deu o nome de Earth, pode ser comprado online por 53 dólares, mas pode ser consultado online gratuitamente no site do Earth Observatory. Se preferir, também pode descarregar uma versão em PDF.

Na versão digital online, o livro é interativo e apresentado numa galeria clicável, onde as fotografias são sempre exibidas ao lado de descrições que oferecem contexto textual a um cenário que, de outra forma, poderia parecer um quadro abstrato de um qualquer artista especialista na corrente. As imagens em causa consistem em perspetivas em altitude, captadas com aparelhos espaciais da NASA.

No Earth, a viagem é feita um bocadinho pelos quatro cantos do mundo. Quem lhe folheia as páginas, mesmo que digitalmente, depara-se com paisagens do oceano Pacífico, da costa chinesa, de vales enevoados no Canadá ou de campos fluorescentes, forrados a lava, na Islândia.

NASA mostra novas imagens a 360 graus do planeta vermelho
NASA mostra novas imagens a 360 graus do planeta vermelho
Ver artigo

A NASA tem ainda a preocupação de oferecer as histórias por detrás de cada imagem, sendo que as fontes da informação apresentada são também de fácil acesso, pelo que os mais curiosos terão certamente alguma dificuldade em terminar o livro.

A agência norte-americana espera que o Earth "inspire toda a gente a explorar, a compreender e a apreciar o planeta ao qual chamamos de casa". As versões gratuitas disponibilizadas ao público são, por isso, uma forma de "chegar àqueles que procuram soluções para resolver alguns dos problemas mais importantes que a população enfrenta a nível global, como os recursos hídricos, a distribuição de alimentos e a saúde pública", escreve a NASA.

O livro pode ser consultado através deste link.