Um estudo recente realizado por economistas do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade Washington, em St. Louis, demonstrou que as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a impulsionar o comércio internacional, na medida em que contribuem para que os vendedores consigam ultrapassar a barreira da linguagem.

Tendo por base dados retirados do eBay, os investigadores compararam as vendas entre Estados Unidos e países latino-americanos de expressão espanhola antes e depois da plataforma de e-commerce ter introduzido uma ferramenta de tradução com base em inteligência artificial.

Até 2014, o eBay disponibilizava aos seus utilizadores uma tradução automática, mas o recurso à inteligência artificial melhorou substancialmente a qualidade do serviço. A nova ferramenta teve aplicação prática nos títulos das listagens e nas consultas de pesquisa.

Analisando os dados obtidos, os investigadores chegaram à conclusão de que traduções melhoradas levam a maiores vendas. Após a introdução da ferramenta de IA, as exportações dos Estados Unidos para os países em estudo aumentaram 10,9%. De referir que no estudo os investigadores tiveram em conta outros fatores que poderiam influenciar os resultados, como o investimento em marketing ou a duração das listagens.

tek ebay exports

Além do efeito nos países latino-americanos, o estudo concluiu terem existido igualmente melhorias nas exportações para países de expressão russa, italiana e francesa, em que a tradução por inteligência artificial foi também implementada. Os investigadores consideram mesmo que a introdução deste tipo de ferramentas pode reduzir até 26% a distância entre dois países, concluindo que “tornaram o mundo do eBay significativamente mais conectado”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.