O simpósio organizado pela OCDE que trouxe ontem a Lisboa 16 países, com experiências de eGovernment de sucesso, serviu para reflectir as especificidades da cada país da União e definir a que objectivos principais deve o Governo digital procurar responder.



Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC explicou aos jornalistas no final do evento que a comparação de estratégias dos vários países, presentes no encontro, reforçou a ideia de que os esforços de digitalização dos organismos públicos têm de ser direccionados para as necessidades dos cidadãos.



Neste contexto, o responsável considera que a prioridade do eGov é cada vez mais "saber o que colocar online e como colocar, ao invés de querer digitalizar todos os serviços sem excepção". Diogo Vasconcelos garantiu que uma das principais preocupações debatidas na reunião de ontem tem a ver com o incremento da qualidade dos serviços públicos, que deverá assumir-se como uma das principais características da digitalização. Os esforços de eGov deverão sempre privilegiar uma maior eficácia na relação entre cidadãos e Estado.



As declarações de Rolf Alter, Deputy Director do OECD Directorate for Public Governance seguem a mesma linha, com o responsável afirmar que "o eGovernment tem de se adaptar às especificidades de cada país pelo que não pode haver um modelo único a seguir por todos os países". Este responsável escusou-se a fazer comentários sobre a situação portuguesa dizendo apenas que "Portugal tem um plano de acção muito bem definido".



O simpósio serviu igualmente para debater um estudo recente da OCDE onde foram definidas 10 linhas mestras para o sucesso do eGovernment: visão, cooperação, foco nos cidadãos e responsabilidade do Governo, são alguns desses aspectos.



Do programa faziam parte temas como modelos de coordenação para o eGov (parcerias público/privado) e as responsabilidades do Governo ou estrutura dos serviços (aproveitamento de estruturas já existentes e com as quais o cidadão está familiarizado).



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