
"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes uma eventual declaração de rendimentos, nas quais é pedido que se carregue num link", refere o alerta publicado no portal das finanças.
Tal como tem sucedido em situações anteriores, a AT alerta que se trata de mensagens "falsas" e que "devem ser ignoradas", pois têm apenas como objetivo "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos", o que o contribuinte nunca deve fazer.

Entre os emails fraudulentos que estão a circular, a AT dá o exemplo de um que vem em nome do 'chefe do serviço de finanças Jorge Mauro Duarte' que 'comunica' ao contribuinte que "foi detetada uma diferença na declaração modelo 3", sendo de seguida apresentado o link malicioso que o contribuinte é convidado a usar.
Este é o 7.º alerta de email fraudulento que a AT lança desde o início deste ano. No ano passado registaram-se 10 destes alertas.
O SAPO TEK tem vindo a acompanhar as mensagens de phishing que circulam em Portugal e reuniu as imagens numa galeria que pode consultar nesta página.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários