Emma Watson, Jessica Biel, Eva Mendes e Selena Gomez: por esta ordem, são apenas quatro das inúmeras celebridades que a McAfee destaca na sua lista "Most Dangerous Celebrities", relativa às celebridades mais perigosas na Internet em 2012, cujos nomes são normalmente utilizados por cibercriminosos para atrair os utilizadores para sites com software malicioso, ou para esquemas fraudulentos.


De acordo com a McAfee , a pesquisa pelo nome da atriz britânica Emma Watson - popularizada na saga Harry Potter - foi a que revelou mais perigos potenciais em 2012. Quem fizer uma busca por imagens ou transferências grátis, alusivas a Watson, terá 12% de hipóteses de ser direcionado para sites com spyware, adware, vírus, spam, esquemas de phishing, ou outro tipo de software malicioso.


A lista deste ano inclui no seu "top 20" apenas um homem - o comediante Jimmy Kimmel, que surge em 13º lugar - com as mulheres a representarem a esmagadora maioria das ciber-celebridades mais pesquisadas, bem como as que potenciam maiores riscos para os utilizadores.


Esta é, de resto, uma das principais conclusões retiradas pela McAfee neste estudo, que destaca também como potenciais perigos a pesquisa por celebridades latinas, por supermodelos, jovens músicos e escândalos que fazem as primeiras páginas dos jornais.


Em resultado de mais um estudo anual - o sexto deste tipo realizado pela McAfee -, a empresa sugere em comunicado algumas dicas básicas para os utilizadores aplicarem, de modo a reduzir os riscos de infeção quando fazem pesquisas online usando nomes de celebridades.


Por exemplo, evitar sites que propõem a transferência de algo antes de disponibilizar os conteúdos pesquisados; ter noção de que as pesquisas usando os termos "free download" são os que mais potenciais riscos acarretam de conter vírus e malware; e manter sempre atualizado o software antivírus não apenas no PC, mas em todos os dispositivos usados para fazer pesquisas online.


Eis a lista das dez ciber-personalidades mais perigosas de 2012, segundo a McAfee:



  1. Emma Watson

  2. Jessica Biel

  3. Eva Mendes

  4. Selena Gomez

  5. Halle Berry

  6. Megan Fox

  7. Shakira

  8. Cameron Diaz

  9. Salma Hayek

  10. Sofia Vergara


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico