Foi hoje lançado um portal de turismo com um conceito inovador. Com recurso aos mecanismos aplicados nas redes sociais, o Sair Mais promete seleccionar a informação sobre hotéis, restaurantes e locais a visitar - em Portugal e Espanha - em função do perfil do utilizador e das pessoas que este escolhe "seguir".



O site assenta em três ideias principais: personalização, georreferenciação e integração. Como explica o mentor do projecto, Armando Vieira, actualmente já existem vários sites de reservas online, bem como páginas com todo o tipo de informação sobre todos os lugares. Mas, no entender deste responsável, o problema dessa informação é ser descontrolada, fazendo com que quem procura se veja atolado em dados que não lhe interessam, e que lhe demorariam um tempo incomportável a "digerir".



O Sair Mais propõe-se apresentar apenas a informação que interessa àquele utilizador em particular. Como? Antes de mais é pedido ao internauta que se registe como membro do site e forneça alguns dados e preferências, que vão ajudar a traçar uma espécie de "perfil de turista": aquilo que procura, actividades, condições essenciais no alojamento, interesses (arte, cultura, praia, vida nocturna, por exemplo). Depois, o utilizador pode adicionar à sua "rede social" outros membros da comunidade com os quais se identifique.



Assim, quando fizer uma pesquisa sobre locais de interesse em determinada zona, ser-lhe-ão sugeridos primeiro locais que também agradaram aos membros que "segue" - à semelhança do que acontece no Twitter. Se essa informação não for suficiente, pode passar para o "modo ajuste" e pedir ao site que faça sugestões de acordo com as informações no seu próprio perfil.



Todas as informações têm por base a georreferenciação. A pesquisa é feita a partir de um mapa - o site integra o serviço Google Maps - onde são apresentados os resultados.



A versão beta do portal Sair Mais foi colocada online pelas 04.00 de hoje, e já conta com cerca de 20 membros registados. Só começa a ser possível fazer reservas a partir do final da próxima semana e a rede social também só deverá estar activa na última semana de Julho, de acordo com os planos da equipa. A partir de Setembro pretendem desenvolver uma aplicação que lhes permita utilizar o Facebook como plataforma de divulgação.



Ainda em fase de arranque, o site destina-se por agora principalmente à navegação. Ainda não dispõe de muitos conteúdos, mas os responsáveis afirmaram estar em negociações com algumas empresas que irão providenciar informação, entre os quais o Lonely Planet. Também as opiniões dos membros começarão a ser associadas aos locais, à medida que forem sendo adicionadas por estes, embora a empresa garanta que irá supervisionar todos os conteúdos.



Todos os serviços deverão estar completamente operacionais durante o mês de Agosto, avançou o director do Sair Mais.



A empresa foi criada há três meses, com o apoio da Incubadora D. Dinis, em Leiria, e conta com cinco colaboradores. Tem como objectivo implantar-se, já em 2009, no mercado nacional e posteriormente em Espanha, esperando atingir uma quota de mercado de reservas online na ordem dos 20 por cento em Portugal 10 por cento em Espanha.