![Empresa responsável pelo Adblock quer combater “fake news” com nova extensão de browser](/assets/img/blank.png)
A eyeo, a empresa responsável pela extensão Adblock para os browsers de internet, que bloqueiam as publicidades indesejadas durante a navegação, tem um novo projeto. Chama-se Trusted News e pretende ajudar a separar o “trigo do joio” no que diz respeito ao acesso às fontes de notícias.
A extensão, que já se encontra disponível no Chrome em testes beta, serve ainda para defender os utilizadores de esquemas enganosos ou invasões políticas. O sistema verifica a integridade e a confiança das fontes noticiosas online, atribuindo-lhe diferentes ícones de fácil compreensão para os utilizadores.
Quando acede a uma página com notícias, a extensão coloca um ícone verde com um “check” se o conteúdo for fidedigno. Mas se tiver um símbolo vermelho, com um ponto de exclamação, significa que o respetivo site foi identificado por utilizar “fake news”. Um sinal cinzento revela que a página ainda não foi avaliada pelo sistema ou a informação é ainda insuficiente para ser classificada.
A extensão alerta ainda os utilizadores para outras situações especiais. Um símbolo azul, com um pequeno “smile” assinala que o site que está a visitar foca-se em conteúdos de sátira, que não deve levar em consideração como notícia. Quando aparece um “B” em tom laranja, quer dizer que os textos refletem conteúdos políticos tendenciosos ou que promovem pontos de vista destorcidos.
Existem ainda três alertas importantes que a extensão fornece. Um ícone vermelho com um “C” representa conteúdos focados em “clickbait”, levando os leitores a aceder a algo que não desejam. Um símbolo cinzento com um “U” significa que os conteúdos desse website foram gerados por utilizadores ou partilhados pelas redes sociais. Por fim, uma caixa vermelha com um “X” assinala páginas com conteúdos maliciosos, que podem infetar os dispositivos dos utilizadores com malwares ou spywares.
Para já, o sistema utiliza uma classificação gerada por quatro organizações: a PolitiFact, Snopes, Wikipedia e Zimdars’List, mas futuramente o plano é envolver o feedback direto dos utilizadores, assente na tecnologia blockchain. Os utilizadores que contribuírem para melhorar a ferramenta serão recompensados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários