IBM, Microsoft e Bea Systems deverão anunciar amanhã a criação de um consórcio através do qual pretendem desenvolver um novo standard que facilite as transacções empresariais na Internet, noticiaram hoje vários orgãos de comunicação.



A formação do grupo - que segundo o noticiado pela agência Reuters se deverá denominar Web Services Interoperability Organization -, visa assim a criação de normas-padrão para os chamados Web Services (ou serviços Internet), um mercado recente para o software que permite que diferentes sistemas operativos partilhem informação.



Esta não é a primeira vez que IBM e Microsoft (e outras empresas) juntam forças em nome dos serviços Web, apontados como o futuro da informática. A Microsoft acredita que a maioria das tarefas logísticas diárias - como a marcação de uma reunião de trabalho ou a encomenda de matéria prima por parte de uma empresa - passarão a ser executadas através da Internet de uma forma automática, graças a uma nova geração de software que permite que a informação do executivo ou da companhia interaja com a agenda dos seus colegas ou com o inventário do fornecedor (ver notícias Relacionadas).



Como indicado, este novo consórcio irá incluir ainda a BEA Systems, mas Sun Microsystems, Intel e Oracle são nomes igualmente apontados como prováveis membros deste grupo.



Notícias Relacionadas:

2001-10-23 - Windows XP é a arma da Microsoft para conquistar o mercado de serviços para a Web