Um grupo de empresas que disponibilizam serviços de email por
outsourcing ou de publicidade na Internet denominado Email Service
Provider Coalition
(ESPC) anunciou ontem que está a desenvolver uma
iniciativa denominada Projecto Lumon que consiste na utilização de um sistema de registo para eliminar as mensagens electrónicas não solicitadas ou spam, ajudando ao mesmo tempo a salvar a indústria da publicidade online.

O plano disponibiliza um protótipo tecnológico para a implementação de um
sistema de registo e autenticação de email, a ser lançado entre os
próximos seis a nove meses, e que irá incluir um processo de certificação
para as companhias que enviam mensagens em massa. Entre os 30 membros do
grupo incluem-se as companhias de publicidade por correio electrónico Double Click, Advertising.com e Digital Impact.

Desta forma, as empresas que passem na certificação recebem um
selo de aprovação, constituindo assim um modelo alternativo às actuais
blacklists - listas de endereços de remetentes de email em
quantidades massivas - e filtros de spam que por vezes bloqueiam as empresas legítimas de publicidade por email.

O sistema irá exigir uma colaboração próxima entre os Internet Service
Providers
de modo a que possa ser implementado. De modo a obter acesso ao sistema, as firmas que enviam grandes quantidades de mensagens serão obrigadas a disponibilizar informação passível de prova sobre a sua morada e a prometerem cumprir um determinado conjunto de melhores práticas.

O Projecto Lumos depende de um registo central que irá verificar e controlar os remetentes de email e em seguida emitir níveis de
desempenho. Os operadores de pequenas mailing-lists poderão também
registar-se no sistema de identificação, mas as pessoas que enviarem apenas algumas mensagens de cada vez não serão incluídas. Segundo a coligação, serão necessários dois anos para que este sistema entre efectivamente em vigor. Outra condição necessária para o êxito deste projecto é que pelo menos 20 por cento dos ISPs colabore.

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