O .bank foi criado para identificar instituições ligadas à área financeira e para registar endereços web com este sufixo é necessário cumprir um conjunto de requisitos obrigatórios, que são validados pela Symantec.



Tal como acontece sempre que um novo TLD (Top Level Domain) fica disponível, há uma fase de pré-registo reservada às instituições com marcas a proteger. Isto garante, por exemplo, que não seja outra entidade que não a titular da marca Millenniumbcp ou Novo Banco, a registar um endereço em .bank com essa designação.



Terminada esta fase de pré-registo, que no caso do .bank decorreu entre 16 de maio e 16 de junho, avança a fase de registo aberta a qualquer interessado (a partir de 24 de junho), embora no caso do .bank os requisitos obrigatórios para utilizar o TLD se mantenham.



Estes requisitos visam assegurar que o registo neste domínio só é feito por entidades habilitadas por isso e pretende funcionar como um "selo" de segurança, para as próprias marcas e para quem usa os serviços bancários online, que são alvos preferidos dos autores de esquemas de phishing e outras tentativas de ataque.



Nos requisitos definidos para ter acesso a este TLD Victor Ruivo, presidente da Marketware, destaca "a obrigatoriedade da utilização de um DNS Seguro (DNSSec) que mitigue logo à partida a possibilidade de ataques por envenenamento de DNS e de todos os problemas de segurança que daí podem advir", como um dos aspetos relevantes.



Também sublinha que "em termo práticos e processuais o compliance com algumas das melhores práticas enunciadas na ISO 27002 é condição obrigatória para registo de um domínio .bank" e outro contributo importante para fazer desta "zona .bank" um ambiente menos vulnerável a ataques e à manipulação de informação.


Em Portugal o período de sunrise foi usado pelas entidades do sector de acordo com as expectativas. Victor Ruivo considera que "as instituições bancárias procederam cautelosamente ao registo das marcas mais relevantes, numa perspetiva clara de brand protection".

A Marketware é especialista em monitorização e certificação para a Internet, com um enfoque forte no sector financeiro.