(Atualizada) Oitenta e dois por cento das empresas portuguesas garantem uma presença nas redes sociais. A presença noutros meios online ou em site próprio também tem evoluído, mas a comunicação e a promoção de negócio nos meios online ainda é baixa.



Para 85% das empresas menos de 20% do orçamento de marketing é encaminhado para os meios digitais. Só 6% das organizações - sobretudo na área do turismo - reservam mais de 40% do orçamento de marketing para a comunicação e promoção nos meios online.



Os dados constam de um estudo dirigido às empresas que mais investem em publicidade no mercado português e foi apresentado esta manhã na Internet Week 2012. Também revela que cerca de metade das empresas inquiridas realizam vendas online, embora o impacto do canal ainda seja reduzido.



Embora o estudo seja ainda muito recente - "acabado de sair do forno", Rui Correia Nunes, que coordenou os trabalhos, tira já algumas conclusões: "as empresas estão a usar as ferramentas, a explorar as potencialidades e com perspectivas de crescimento", afirma.



Esta estratégia é clara num primeiro grupo de early adopters que tem uma estratégia bem definida e investe acima de 20% do orçamento de marketing nos meios digitais. Como acontece noutras áreas, os outros 2 terços se seguirão neste percurso. "Estamos no tipping point de utilização do digital", garante Rui Correia Nunes.


Em 53% das empresas com vendas online essa vertente do negócio já representa até 5%, enquanto que para 10% das empresas as vendas online representam mais de 30% das vendas totais. Quem não investe no ecommerce aponta as questões logísticas como principal barreira.



O mesmo estudo mostra ainda que 59% das empresas assegura um direcionamento estratégico dessa comunicação e que um terço tem mesmo uma estratégia digital "claramente definida e partilhada na organização". Já 9% não têm qualquer estratégia, revela o Digital Marketing Portugal, realizado pela Karma e pela ACEPI.



O website é o principal destino dos investimentos realizados no digital (31%). Seguem-se os motores de pesquisa (18%), redes sociais (15%) e web display (11%). A definição de uma estratégia digital, por seu lado, é também apontada por 8% das empresas como destino do orçamento de marketing para os meios digitais.



A pesquisa revela igualmente que cerca de dois terços das empresas estão satisfeitas com os resultados obtidos graças à aposta nos meios digitais. As organizações mais insatisfeitas posicionam-se em sectores como os Serviços Financeiros ou o Retalho e apontam como principal dificuldade a definição de métricas digitais para os objetivos do negócio.



No futuro próximo as empresas que planeiam reforçar investimentos em marketing nos meios digitais olham sobretudo para o mobile marketing - para tirar partido da massificação dos smartphones - e para as redes sociais, revela o estudo, indicando, no entanto, que o mobile marketing ainda só é usado por 38% das empresas.



O Digital Marketing Portugal foi realizado através de um inquérito a 133 empresas, entre os 250 maiores investidores publicitários em Portugal num conjunto alargado de sectores. Os dados foram obtidos entre julho e outubro de 2012.


O estudo deverá ser disponibilizada até final da semana através do site da Karma e da ACEPI.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.