A primeira fase de registo de endereços Internet para o domínio de topo .mobi começa a partir de meados do próximo mês de Maio, segundo anunciou a Mobile Top Level Domain (mTLD), responsável pela gestão do processo, avançando igualmente que a disponibilização dos novos endereços Internet para o sector dos dispositivos móveis trará associado um novo conjunto de especificações gráficas destinadas a facilitar a disponibilização de conteúdos Web nos telemóveis.



O sufixo .mobi deverá eliminar os principais problemas associados ao browsing nos "tradicionais" sites .com, nomeadamente os gráficos de grande dimensão e conteúdos multimédia. "Muito em breve haverá mais consumidores a acederem à Internet através do telemóvel para realizarem as tarefas online que hoje fazem no PC", garante Neil Edwards, CEO da mTLD, citado pela TechWeb.



Os interessados em adquirir um endereço .mobi terão que adaptar os seus sites de forma a garantir que os mesmos funcionam do mesmo modo acedidos por telemóvel ou PC, explica a empresa acrescentando que tem disponível online um guia para web developers que endereça as dúvidas que se possam colocar.



Os standards irão eliminar frames e exigir aos programadores a criação de conteúdos em XHTML, uma norma que a maioria dos browsers móveis de hoje já suportam.



A Ericsson, o GSM World, a Nokia, a Microsoft e a Vodafone são algumas das empresas e entidades ligadas ao sector das comunicações móveis que se estão a preparar para disponibilizar o serviço. Entre os apoiantes .mobi iniciais já existe quem tenha o site disponível, como é o caso do google.mobi.



Notícias Relacionadas:

2005-07-14 - Domínio .mobi recebe aprovação final do ICANN