Acaba de entrar em funcionamento o primeiro website com domínio de topo em árabe, informou o ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.

A página pertence ao Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação do Egipto e surge poucos meses após a aprovação dos primeiros domínios em caracteres não latinos.

"Hoje os primeiros três domínios de topo em caracteres não latinos foram integrados nos servidores de topo de DNS. Isto significa que ficaram online!", lê-se no blog do organismo responsável pela gestão da Internet.

Os domínios de topo agora disponíveis pertencem ao Egipto, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que foram os primeiros países autorizados a registar domínios de topo nos seus caracteres nativos, o mês passado.

Na mensagem publicada ontem, o responsável pela área de servidores de topo do ICANN, Kim Davies refere a página do ministério egípcio como exemplo de site já em funcionamento, disponível através do endereço escrito em árabe (e da direita para a esquerda).

[caption]Site do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação do Egipto. Captura do ICANN[/caption]

A mesma fonte explica que pode dar-se o caso de o software dos internautas não se encontrar adaptado a esta nova realidade, pelo que, embora direccione o utilizador para o site certo, na barra de endereços não surgirão os caracteres originais, como se pode verificar abaixo:

[caption]Site do Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação do Egipto.[/caption]

A novidade representa uma antecipação na "agenda" de implementação dos domínios de topo em caracteres não latinos, cujos primeiros sites não eram esperados antes do Verão, e é considerada um enorme passo na democratização da Internet, por permitir a criação de endereços integralmente na língua de origem dos vários utilizadores - e esperando-se que ajude a fomentar o acesso à rede de utilizadores para os quais os endereços em caracteres latinos podiam ser um entrave.