Atualmente, o DNS já fez a migração do DNS-over-IP para o protocolo de internet HTTPS, disponível no browser Chrome da Google, com o objetivo de melhorar a segurança e a privacidade dos utilizadores. Os engenheiros da IETF (Internet Engineering Task Force) querem agora fazer outra mudança na internet, desta vez propõem mudar também os sistemas de comunicação Voice-over-IP. A proposta avançada é substituir o protocolo VoIP por RIPT (Realtime Internet Peering for Telephony), ou seja, trazer o telefone para a internet.

Os especialistas dizem que o protocolo SIP (Session Initiation Protocol) atual é uma confusão, devido aos intermediários que “partem” as ligações. O SIP nunca foi desenhado para funcionar com endereços IP designados de forma dinâmica, mesmo quando as redes que fazem essa tradução se tenham tornado uma nova norma de internet.

Jonathan Rosenberg, um dos criadores do standard SIP original, apresentou agora uma nova proposta para a mudança de protocolo, com novas especificações para VoIP. “Queremos que VoIP faça uso da internet”, referiu, referindo a atual eficiência no balanceamento da carga, atualizações sem sucesso e georedundância”. A introdução ao ecossistema HTTP traz um número de tecnologias seguras e de escala de carga inerentes, continuando a evoluir, é referido.

A ideia é otimizar o RIPT para a nova versão HTTP3, que adiciona segurança criptográfica, TLS por defeito, e outras capacidades de multiplexação (dois ou mais canais de informação). No entanto, ainda existem muitas aplicações que nem sequer correm em ambiente HTTP2, por isso, o próximo protocolo standard necessita de ter mecanismos retrocompatíveis. É também referido que outro desafio é compatibilizar os sistemas de comunicação áudio e vídeo em peer-to-peer (P2P), pois os modelos de segurança HTTP atuais tornam impossível de os utilizar. A segurança HTTP requer verificação da identidade do servidor. Estão ainda a ser discutidos modelos de encriptação ponta-a-ponta, manuseamento de chaves e também o spam de chamadas.

Empresas como a Google e a SignalWire estão interessadas na mudança de protocolo, caso o uso de RIPT avance com sucesso e como planeado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.