Em julho deste ano, a Google anunciou a implementação da nova proposta de protocolo na internet (IP), baseada no Domain Name System (DNS) encriptado, integrado no protocolo HTTPS. Mas a proposta de 2016 que a gigante tecnológica planeia testar a partir de 22 de outubro na nova versão do Chrome 78 pode estar agora sob escrutínio dos Estados Unidos, devido a questões de concorrência.

O HTTPS é uma extensão do protocolo HTTP com comunicação encriptada através de uma rede de computadores e largamente usado na Internet. Hoje em dia, a principal motivação deste protocolo é autenticar sites e proteger a privacidade e integridade dos dados trocados. Mas, numa primeira fase, o HTTPs era sobretudo usado em transações na World Wide Web.

Webcheck.pt é a nova plataforma de verificação de conformidade de websites
Webcheck.pt é a nova plataforma de verificação de conformidade de websites
Ver artigo

E o que agora a Google quer adicionar ao protocolo é mais uma garantia de segurança, a que deu o nome de DNS-over-HTTPS (DoH). Só que, de acordo com a informação avançada pelo The Wall Street Journal a proposta pode não estar a ser vista com bons olhos pelos Estados Unidos. Membros do House Judiciary Committee dos Estados Unidos, que supervisiona a administração nos tribunais federais. Agências administrativas e entidades policiais federais terão enviado uma carta à empresa norte-americana a 13 de setembro a pedir informações sobre a sua "decisão de adotar ou promover este protocolo". A Google foi ainda questionada se utilizaria os dados obtidos para fins comerciais.

O objetivo do novo protocolo é “melhorar a segurança e a privacidade dos utilizadores cifrando o tráfego na Internet”, o que vem dificultar a falsificação de sites por parte de hackers. Mas o DoH, que a Google já garantiu que vai ser integrado automaticamente assim que “vários critérios forem alcançados” pode alterar as regras da concorrência na Internet, com as empresas de telecomunicações a serem excluídas do acesso a dados de utilizadores de DNS. Na prática, isto daria à Google uma vantagem injusta sobre os dados dos utilizadores, o que preocupa as empresas.

DNS.PT regista média de 10 mil novos domínios por mês em 2018
DNS.PT regista média de 10 mil novos domínios por mês em 2018
Ver artigo

Para além disso e tal como a Znet destacou no início de setembro a Google garante que esta troca de IP permite preservar filtros e serviços de controlo parental do DNS, e que não iria obrigar os utilizadores a mudar para o DoH.

Recorde-se que a Mozilla já testou o protocolo e no início de setembro deixou para final deste mês o lançamento do novo protocolo no seu motor de busca. Este update no Firefox surge depois de desde 2017 mais de 70 mil utilizadores terem escolhido a opção de ativar o novo protocolo.