Os preços do envio de encomendas para outros países da União Europeia através de operadores postais nacionais são perto de cinco vezes superiores aos praticados internamente, indica um estudo da Universidade Saint-Louis, em Bruxelas.

Mais precisamente, os preços de envio transfronteiriço são 324% mais altos do que as entregas locais no caso das cartas e 471% nas encomendas, em média.

Os valores para Portugal estão ligeiramente abaixo da média europeia, tanto num caso como no outro, e no que diz respeito aos serviços premium, como mostram os seguintes gráficos.

 

Os custos do envio transfronteiriço de encomendas são um dos entraves ao comércio eletrónico identificados pela Comissão Europeia. Segundo os dados mais recentes de Bruxelas, 44% dos consumidores fazem compras online no seu próprio país, mas apenas 15% tem essa experiência com sites de outro Estado-membro.

No geral, 53% dos europeus costumam fazer compras através da Internet, valor acima do registado em Portugal, onde seremos apenas 31%. Pode ver estes e outros dados estatísticos do Eurostat numa infografia publicada recentemente pelo TeK.