O estado alemão de Schleswig-Holstein ordenou a todos os seus gabinetes que encerrem as contas do Facebook e removam o botão “gosto” das suas páginas, alegando que o mesmo viola as leis da privacidade na Alemanha na União Europeia.

A decisão foi tomada com base num parecer do Centro Independente para a Protecção da Privacidade (ULD), que refere que o popular ícone recolhe informação de forma ilegal, com o objetivo de criar perfis com os hábitos e preferências dos utilizadores.

“Tal procedimento infringe a lei alemã e europeia da proteção de dados. Não Há informação suficiente para os utilizadores nem hipótese de escolha”, refere o ULD numa nota de imprensa.

Nesse mesmo comunicado, a entidade “convida” os responsáveis dos sites oficiais de Schleswig-Holstein a desativarem o botão gosto o mais tardar até finais de Setembro de 2011, sob pena de enfrentarem multas de até 50.000 euros.

Aos utilizadores, o ULD recomenda que “mantenham as ‘mãos’ longe de plug-ins sociais, como o botão ‘gosto’ do Facebook”.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico