Este número universal de identificação foi concebido para ser utilizado no contacto com as diversas entidades e serviços públicos norte-americanos.

A iniciativa, denominada National Strategy for Trusted Identities in Cyberspace (NSTIC), foi inicialmente desenvolvida com o objetivo de prevenir a fraude e facilitar a verificação rápida da identidade de quem navega online.

A experiência piloto agora lançada decorre nos estados norte americanos de Pensilvânia e Michigan e está limitada a um conjunto reduzido de situações e serviços, servindo apenas para verificar se a ideia é fazível, refere o Engadget que avança a informação.

O projeto foi lançado em 2011, pela administração Obama, numa altura em que ainda não se tinha ouvido falar das estratégias de espionagem da NSA. Neste momento poderá não ser acolhido da melhor maneira pelos visados.

Resta aos norte-americanos esperarem que as intenções iniciais do Governo se mantenham e que este ID universal para a Internet seja opcional e não obrigatório.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico