O SAPO Mapas passou a integrar os dados do Instituto Nacional de Estatística na sua plataforma. A nova funcionalidade pode ser usada a partir desta quinta-feira e o objectivo é mostrar a informação disponibilizada pelo INE de uma forma célere e mais intuitiva do que o habitual.

Quem visite o SAPO Mapas poderá desde já escolher a opção "Estatísticas", e aceder a um conjunto diversificado de dados quantitativos que depois podem surgir georreferenciados em dois modelos de selecção - por temas ou pesquisa livre - e três tipos de representação à escolha: mancha territorial, gráfico circular e gráfico de barras.

Ao optar pela consulta por temas, o utilizador terá de escolher um primeiro indicador geral, de entre as 19 categorias sociais e económicas disponíveis, como Cultura e Lazer, Mercado de Trabalho, Saúde, Turismo. A segunda barra refere-se à escolha do sub-tema e a terceira ao indicador em si.

O detalhe de consulta dos dados do INE está ao nível da freguesia, dependendo no entanto da categoria seleccionada, já que há informação estatística menos pormenorizada.

A parceria prevê a disponibilização imediata dos dados no SAPO Mapas logo que estes sejam libertados pelo INE. Consequentemente, a "regra" vai aplicar-se aos Censos, cujos resultados preliminares deverão surgir no próximo mês de Julho.

O projecto, desenvolvido desde há um ano para cá, pretende ser uma ferramenta de utilização fácil para investigadores, professores, jornalistas e restantes interessados em obter informação de utilidade pública.

A plataforma foi criada, internamente, pela equipa do SAPO e poderá vir a integrar outros prestadores de serviço.