A autoridade norte-americana para as telecomunicações recomendou ao governo que proibisse o TikTok no país. A notícia é avançada pela CNN que cita o comissário Brendan Carr.

Uma série de notícias que apontam para o acesso e uso indevido dos dados dos utilizadores norte-americanos ajudaram a cultivar um clima de suspeição que fazem o órgão temer os planos que a app tem para estas informações.

A notícia surge depois de o TikTok ter migrado os dados dos utilizadores dos EUA para servidores da Oracle, por forma a descansar as autoridades locais. Para mitigar as suspeitas de que os funcionários ainda poderiam aceder a estas informações, a FCC solicitou à empresa que os fluxos de dados dos EUA para a China fossem interrompidos, mas tecnológica não se comprometeu a resolver.

TikTok desmente uso de dados para monitorizar jornalistas, políticos ou ativistas americanos
TikTok desmente uso de dados para monitorizar jornalistas, políticos ou ativistas americanos
Ver artigo

Brendan Carr não esteve envolvido nas negociações entre o TikTok e o governo norte-americano. Ambas as partes têm encetado conversas com vista a endereçar as preocupações de segurança nacional que decorrem da utilização destes dados. Segundo a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, está a ser criado um enquadramento técnico que permitirá à app continuar a operar no país.

Esta não é a primeira vez que o comissário expressa a sua preocupação. No passado, Carr já tinha feito um apelo semelhante à Apple e à Google para que a app fosse removida das suas lojas de aplicações.

O executivo defende que esta recomendação tem por objetivo reduzir a influência da China nas telecomunicações dos EUA e é importante notar que esta posição não é nova no país. A FCC tem tomado várias medidas para bloquear a venda de serviços e equipamentos afiliados a empresas chinesas no país, sob o argumento de que estas podem beneficiar da sua posição para fazer chegar dados de norte-americanos ao governo chinês.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.