Apenas 20 por cento dos europeus costuma impor regras de utilização da Internet aos seus filhos, apesar de 50 por cento afirmar que os mesmos costumam navegar online. Estes são dados preliminares de um Eurobarómetro realizado em Dezembro último, divulgados hoje no âmbito das comemorações do Dia por uma Internet Mais Segura.



A proibição do acesso a alguns sites e o controlo do tempo de navegação são as regras mais adoptadas entre os pais que costumam impor condições à utilização que os seus filhos fazem da Internet (55% e 53%, respectivamente). Menos frequentes são os alertas para os encontros pessoais com pessoas conhecidas online, mencionados por 35 por cento dos pais inquiridos, ou a proibição de downloads de música ou filmes, que preocupa apenas 19 por cento dos educadores.



"Os pais devem dar a conhecer aos seus filhos os riscos que podem surgir quando usam a Internet e o dizer-lhes o que fazerem quando uma situação online os deixa desconfortáveis. Tal deverá ser algo tão natural como ensinar às crianças as regras básicas da segurança rodoviária", refere Viviane Reding, comissária europeia para a área da Sociedade da Informação e Média, num comunicado da CE.



A comissária é igualmente a principal promotora do Dia por uma Internet Mais Segura, ou Internet Safer Day, comemorado hoje por 95 organizações em 36 países de todo o mundo, onde se inclui a quase totalidade dos países da União Europeia, a Rússia, a Argentina, a Nova Zelândia e os Estados Unidos.



Já assinalado em outros anos, o Safer Internet Day 2006 apresenta como novidade uma "blogatona", uma iniciativa em jeito de blog que se vai prolongar por 24 horas durante as quais as organizações envolvidas e convidados especiais irão apelar a uma maior segurança na Internet com os seus posts. O foco geográfico do blog.eun.org tem vindo a deslocar-se, desde que foi inaugurado à meia- noite com uma mensagem de Viviane Reding, tendo já passado pela maior parte dos países participantes.



A comemoração do Safer Internet Day inclui outras actividades como a "I will teach you", onde são os mais jovens a ensinar aos adultos os comportamentos a ter online para uma utilização mais segura da Internet.



Em Portugal o dia foi assinalado com alguns eventos em escolas secundárias, prevendo-se igualmente a participação portuguesa no megablog.


Notícias Relacionadas:

2006-02-07 - i-SAFE e Microsoft desenvolvem iniciativa conjunta para promover Internet mais segura

2004-12- 09 - Europa reforça programa para melhorar segurança das crianças na Internet
2004-03-12 - Comissão reforça Internet Safer Plan alargando âmbito de actuação