A Comissão Europeia abriu uma consulta pública com a qual pretende recolher opiniões de cidadãos e empresas sobre a melhor forma de "aproveitar plenamente as vantagens" da computação na nuvem.

O executivo estima que no espaço de três anos as receitas geradas pelos serviços de cloud computing na Europa rondem os 35 mil milhões de euros, revela no comunicado de imprensa em que apresenta a iniciativa.

A computação na nuvem permite que empresas, administrações públicas e particulares "tenham acesso aos seus dados e software em computadores situados noutros locais, o que ajudará as empresas - em especial as PME - a reduzirem drasticamente os custos informáticos e os governos a oferecerem serviços com menores custos e proporcionará poupança de energia, graças a uma utilização mais eficiente do hardware", lê-se na nota oficial.

A tendência está a acentuar-se, entende a Comissão, que incluiu a "promoção das condições adequadas para que cidadãos e empresas aproveitem da melhor maneira este avanço técnico" na Agenda Digital para a Europa.

Empresas, particulares e administrações públicas são convidados a contribuir até 31 de Agosto com as suas opiniões nesta matéria, através de um inquérito online. As respostas serão usadas na preparação da estratégia europeia para o cloud computing, a apresentar em 2012.

Todos os interessados, nomeadamente os criadores e os utilizadores destes serviços são convidados a partilhar as suas "experiências, necessidades, expectativas e perspectivas no que respeita à utilização e oferta desses sistemas", afirmam os responsáveis pela consulta, que detalham algumas matérias sobre as quais se procura obter feeback.

Protecção dos dados e responsabilização (em especial em situações transfronteiras), obstáculos legais e técnicos que possam retardar o desenvolvimento do cloud computing na Europa, normalização e soluções de interoperabilidade, adopção da computação na nuvem (em especial pelas PME) e formas de promover a investigação e inovação neste domínio, são os tópicos identificados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.