A Comissão Europeia anunciou hoje uma nova estratégia para tornar a Internet mais segura e útil para crianças e adolescentes. Baseada em quatro pilares a nova estratégia prevê medidas que incentivem o desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade, que deem voz aos mais novos, tornem a Internet mais segura e combatam os esquemas online para a exploração sexual de crianças.



Entre as medidas previstas estão o ensino da segurança online nas escolas a partir de 2013 (em Portugal existe integrado na disciplina de TIC), criar mecanismos mais eficazes de deteção de conteúdos pedófilos online, reforçar a utilização de sistemas de controlo parental e de classificação de conteúdos.



Pretende-se ainda com as várias medidas previstas nos diversos eixos estimular a produção de conteúdos online educativos e criativos para jovens, bem, como plataformas especificamente desenhadas para os interesses e as características deste público.



Tal como sublinha a nota da Comissão Europeia a Internet não foi pensada para os mais novos, mas atualmente 75% deste universo da população tira partido da rede, um terço dos quais a partir do telemóvel.



Em resposta a isso a CE explica que a nova estratégia visa "construir um mercado para conteúdos online interativos, criativos e educacionais, numa parceria entre Comissão Europeia, Estados-membros, operadores móveis, fabricantes de equipamentos e fornecedores de serviços de networking", detalha a nota.



Um estudo divulgado pela CE no Dia da Internet Segura deixava bem claro que a Internet é usada por jovens cada vez mais novos e que as ameaças de segurança ou inadequação de conteúdos são questões relevantes. Quatro em cada dez jovens respondiam ao inquérito admitindo que já se tinha deparado com riscos online, como cyber bulling, a promoção da anorexia ou o incentivo à partilha de dados pessoais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira