Os internautas com ligação em banda larga estão mais dispostos a pagar por conteúdos online, como música, jogos e vídeo, do que os europeus com acesso por dial-up, conclui um novo estudo da Jupiter Research.



O inquérito efectuado entre os consumidores europeus revela que um quarto dos utilizadores Internet com acesso em banda larga estariam preparados para adquirir música online, enquanto apenas 18 por cento dos internautas com acesso por dial-up mostram essa vontade.



Já 18 por cento dos internautas com acesso em banda larga afirmam que pagariam por conteúdos vídeo, valor que se compara com 11 por cento dos europeus com ligação por dial-up.



Mas, os dados do estudo demonstram, contudo, que ainda há um longo caminho a percorrer para convencer os utilizadores a gastar dinheiro na Internet, quando 41 por cento dos internautas europeus revela que não tem vontade de pagar por conteúdos online.



O estudo mostra ainda que 19 por cento de todos os utilizadores Internet terá pago pelo download de música em 2002, num crescimento de 16 por cento face ao ano anterior, enquanto 13 por cento dos internautas pagou por conteúdos vídeo online, comparativamente aos três por cento registados em 2001.



No geral, a Jupiter prevê que a despesa online na Europa Ocidental aumente para os 2,5 mil milhões de euros em 2007 em todas as formas de conteúdos digitais, face aos 337 milhões de euros do ano passado.



"Não se pode dizer que se tenha registado uma alteração drástica na opinião dos internautas europeus no que diz respeito ao pagamento por conteúdos online, mas apenas uma ligeira mudança", salientava Olivier Beauvillain, analista da Jupiter Research, citado pela BBC News Online. O mesmo responsável acredita que a banda larga seja o principal impulsionador dessa mudança.



Notícias Relacionadas:

2002-12-16 - Compra de conteúdos online vai atingir os 50 mil milhões de dólares em 2002
2002-12-02 - Velocidade não é principal factor de interesse da banda larga para os ingleses
2002-07-03 - Dinamarca lidera acesso europeu à Net em banda larga