Os internautas europeus estão a gastar mais dinheiro em compras online, principalmente em viagens. Até ao final do ano a expectativa é que os europeus gastem mais de 100 mil milhões de euros, a uma média de mil euros por pessoa, diz um estudo da Forrester Research, divulgado na semana passada.

Os britânicos lideram a lista dos mais gastadores, seguidos pelos alemães. Os internautas britânicos devem gastar uma média de 1.744 euros online este ano, um valor que deverá subir para 2.410 euros até 2011. Mais comedidos, os alemães não gastarão mais de 786 euros este ano, mas duplicarão as despesas na Internet até 2011.

A Forrester indica ainda que o crescimento do consumo na Internet será elevado na França, mas não o suficiente para ultrapassar em valor as compras do Reino Unido e Alemanha daqui a cinco anos, o mesmo acontecendo nos países nórdicos. Já a Espanha e a Itália continuam mais atrás nas compras online, não ultrapassando uma quota de 10 por cento do total da Europa, seguidos ainda de longe por Portugal e a Grécia.

As previsões da Forrester para 2011 são optimistas, apontando para vendas online acima dos 263 mil milhões de euros na Europa, com o número de compradores a subir para os 174 milhões e a confiança neste sistema de compras a aumentar.

As viagens de lazer são o principal produto comprado online, representando mais de 77 mil milhões de euros em 2001, num crescimento de 133 por cento em cinco anos. Segue-se o vestuário, que representará 31 mil milhões de euros. A Forrester calcula que nos próximos anos a compra de bebidas alcoólicas e equipamento de desporto também dispare, com subidas de 283 e 245 por cento, respectivamente, nos próximos cinco anos.

Notícias Relacionadas:

2006-06-08 - Sites de comércio electrónico aumentam vendas no primeiro trimestre

2006-05-23 - Vendas online aumentam 20% em 2006