A partir de hoje, estão disponíveis os dois primeiros serviços empresariais alojados da Microsoft, o Exchange Online e o Sharepoint Online.

O lançamento aconteceu nove meses depois destas soluções serem colocadas à disposição do público empresarial - com menos de 5 mil funcionários - num evento que decorreu em São Francisco e marca a entrada da Microsoft na naquela que será a sua nova era no que se refere ao conceito de soluções alojadas.

O Exchange Online, uma versão do software de comunicações da empresa, e o SharePoint Online, uma aplicação de colaboração igualmente alojada, fazem parte da suite Microsoft Online Services, embora também sejam comercializados em separado, e estão apenas disponíveis, por equanto, para os EUA.

A suite, que fica completa com o Office Communications Online e o Office Live Meeting, tem um preço de subscrição associado de 15 dólares mensais por utilizador.

Os preços individuais fixam-se nos 10 dólares mensais por utilizador para o Exchange Online, nos 7,25 dólares o SharePoint Online, nos 2,5 dólares o Office Communications Online e nos 4,5 dólares o Office Live Meeting Online.

É de salientar que a empresa só lançará o Office Communications Online e o Office Live Meeting Online em separado no início do próximo ano.

A Microsoft tem vindo a lançar de forma gradual as versões alojadas do seu software empresarial como parte da sua decisão de adoptar serviços web-based e de migrar para modelos que denominou de "software mais serviços". A partir desta estratégia pretende dar aos seus clientes a possibilidade de decidirem se querem executar as aplicações nas suas redes, tendo-as alojadas na Microsoft ou uma combinação de ambas.