Findo o prazo para a entrega em papel das declarações de IRS, os contribuintes que não querem incorrer em multas de atraso viram-se agora para a Internet, onde tal como nos anos anteriores o período de envio foi alargado, uma opção que tem vindo a ganhar adeptos, por essa e outras razões. O Governo fez este ano uma campanha da maior âmbito para incentivar a entrega online, garantindo mais funcionalidades e antecipando novos passos de simplificação, sendo os números finais uma medida do sucesso a acompanhar.



Em 2005 foram submetidas por via electrónica mais de 782,5 mil declarações de IRS, primeira fase, através do site da Direcção Geral de
Contribuições e Impostos (DGCI), mais 340 mil do que havia sido registado no ano anterior. As declarações da Fase 1 correspondem ao Modelo 3, usado por contribuintes que trabalham por conta de outrem e por pensionistas.



Ao final do dia de ontem, quinta-feira, o site da DGCI registava um total de cerca de 620 mil declarações de IRS submetidas, um valor ainda aquém do registado em 2005, mas que pode muito bem vir a aumentar de modo a superar a marca do ano passado, uma vez que o prazo de entrega online só termina a 27 de Março próximo.



No que respeita às declarações da segunda fase, para trabalhadores
independentes, arrendatários e beneficiários de heranças, cujo prazo para envio via Internet termina no dia 12 de Maio, o site da DGCI regista aproximadamente 12 mil declarações entregues. Esta modalidade somou em no ano passado 950.808 submissões.



Notícias Relacionadas:

2006-03-05 - Prazo para entrega online do Modelo 3 do IRS alargado

2006-01-30 - Sistema de alertas para declarações de IRS online reduz tempo de
resolução de irregularidades


2006-01-30 - Serviços vão pré-preencher Declarações de IRS

2005-04-06 - Declarações de IRS entregues por via electrónica aumentam 60 por
cento

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.