A Google lançou a versão "estável" do Chrome 4.0 para utilizadores do sistema operativo Windows. Entre as características do software destacam-se as extensões, a sincronização de favoritos e o suporte a várias APIs de HTML5.

A grande novidade desta versão, que chega pouco mais de dois meses após o lançamento da beta, passa pela disponibilização de mais de 1.500 extensões que permitem personalizar o browser acrescentando-lhe funcionalidades à medida das necessidades de cada utilizador.

A empresa anunciou também que as extensões passam a estar disponíveis na versão beta para Linux. Os utilizadores de Mac ainda terão de esperar, não tendo sido avançada qualquer data para disponibilização da funcionalidade na versão compatível com o sistema operativo da Apple.

A empresa disponibiliza um vídeo comercial sobre a funcionalidade, que reproduzimos abaixo.

Estas aplicações - que tinham sido desactivadas na versão beta para que a empresa pudesse re-programar o interface que permite a sua gestão pelos utilizadores - podem agora ser descarregadas a partir da galeria de extensões do Chrome, onde a oferta cresceu significativamente (de cerca de 300 quando abriu, em Novembro, para mais de 1.500 actualmente).

A sincronização de favoritos - que permite importar e actualizar as listas de sites favoritos do utilizador em todos os computadores por ele utilizados - que chegou com a versão beta do Chrome 4.0 e volta a marcar presença nesta fase mais "madura" do software.

A Google anunciou ainda o suporte a novas APIs de HTML5 e JavaScript e melhorias ao nível do desempenho do browser, que se apresenta agora 42 por cento mais estável que na versão "final" do Chrome 3.0, de acordo com os testes efectuados pela empresa.

As actualizações automáticas do software deverão acontecer "durante a próxima semana", avança a empresa no blog oficial, mas quem preferir poderá optar por fazer o update manual já disponível.

Nota de Redacção: O vídeo inicialmente associado ao artigo foi substituído, já que por erro, não era o correcto. Pelo facto pedimos desculpa aos nossos leitores.