A intenção parecia ser boa, pelo menos para os utilizadores individuais: poupá-los do rol de conteúdos “promocionais” e das fake news que invadem normalmente os feeds, mas as conclusões da experiência não foram as melhores.

O Facebook anunciou que vai pôr fim aos testes de divisão do mural em dois, uma parte dedicada aos posts dos amigos e familiares e outra que mostraria as publicações de páginas e empresas, que conduzia em seis países.

Mudanças no algoritmo do Facebook vão dar prioridade a notícias locais
Mudanças no algoritmo do Facebook vão dar prioridade a notícias locais
Ver artigo

Ao que indica a equipa de Mark Zuckerberg, a ideia cai por terra face às queixas e denúncias resultantes da experiência, nomeadamente dando conta de que as notícias falsas a circular na rede social até aumentaram.

Nos países onde foi testado, os utilizadores passaram a ver apenas as publicações de amigos e familiares no feed “normal” de notícias, ficando o resto dos posts num outros separador, na área “Explore”. A experiência foi iniciada em outubro, e a equipa da rede social vem agora dizer que “as pessoas não querem ter dois feeds separados”.

As conclusões indicam que os utilizadores ficaram menos satisfeitos com os posts que apareciam, “ter dois feeds separados não os ajudou a ligarem-se mais aos amigos e familiares”, refere Adam Mosseri, responsável pela unidade da empresa responsável pelo feed, em comunicado. Houve ainda queixas de que o formato Explore tornava “mais difícil o acesso a informações importantes”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.