
Mark Zuckerberg anunciou esta quarta-feira que o Facebook vai começar a dar prioridade às notícias locais no seu feed. Na prática, isto significa que os utilizadores que seguem publicações locais, vão passar a ver mais posts dessas mesmas páginas, em detrimento das histórias partilhadas por outros meios de comunicação de maior dimensão.
O CEO explica que esta mudança surge na sequência da viagem que fez pelos 50 estados dos EUA, onde ouviu as preocupações e sugestões de milhares de utilizadores da plataforma. "Muitas das pessoas com quem me cruzei fizeram questão de me dizer que gostavam de nos ver reduzir a quantidade de publicações relacionadas com problemas mais divisivos, de dimensão nacional ou internacional, e disseram-nos que, se nos focássemos em questões locais mais concretas, seríamos capazes de progredir juntos", escreve.
Esta é a terceira alteração ao algoritmo que o Facebook conduz este mês.
A identificação de publicações "locais" será feita através da análise do número de clicks que os utilizadores de uma mesma região/cidade/país fazem numa página noticiosa específica. Numa primeira fase, as mudanças vão começar a sentir-se nos EUA, mas a ideia inicial passa por expandir esta lógica a outros mercados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários