Mark Zuckerberg anunciou esta quarta-feira que o Facebook vai começar a dar prioridade às notícias locais no seu feed. Na prática, isto significa que os utilizadores que seguem publicações locais, vão passar a ver mais posts dessas mesmas páginas, em detrimento das histórias partilhadas por outros meios de comunicação de maior dimensão.

Facebook aperta o cerco a um novo tipo de clickbait com mudanças no algoritmo
Facebook aperta o cerco a um novo tipo de clickbait com mudanças no algoritmo
Ver artigo

O CEO explica que esta mudança surge na sequência da viagem que fez pelos 50 estados dos EUA, onde ouviu as preocupações e sugestões de milhares de utilizadores da plataforma. "Muitas das pessoas com quem me cruzei fizeram questão de me dizer que gostavam de nos ver reduzir a quantidade de publicações relacionadas com problemas mais divisivos, de dimensão nacional ou internacional, e disseram-nos que, se nos focássemos em questões locais mais concretas, seríamos capazes de progredir juntos", escreve.

Esta é a terceira alteração ao algoritmo que o Facebook conduz este mês.

A identificação de publicações "locais" será feita através da análise do número de clicks que os utilizadores de uma mesma região/cidade/país fazem numa página noticiosa específica. Numa primeira fase, as mudanças vão começar a sentir-se nos EUA, mas a ideia inicial passa por expandir esta lógica a outros mercados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.