O Facebook é uma história de sucesso. Em apenas 11 anos conseguiu fazer aquilo que poucas outras empresas conseguem - agregar um número massivo de utilizadores em todas as partes do mundo. Mesmo não sendo um conto de fadas - basta perguntar aos gémeos Winklevoss o que pensam da "criação" de Mark Zuckeberg -, permite a milhões de utilizadores viverem histórias diferentes todos os dias, de hora a hora ou até a cada minuto.

Mil e trinta e nove milhões de utilizadores para ser mais preciso: 1.039.000.000 de pessoas acedem mensalmente à rede social. Numa base diária são 890 milhões, juntando dados de todo o mundo.

E de acordo com valores revelados pela Marktest, em Portugal 4,29 milhões de pessoas acedem ao Facebook, o que representa 50,1% "dos residentes do Continente com 15 ou mais anos", salienta em comunicado a empresa de análise. Mas olhando para o número total de utilizadores da rede social, quer dizer que Portugal apenas representa 0,41% desse "bolo".

Ao longo dos últimos anos o crescimento da rede social em Portugal tem sido constante e desde 2010 assistiu-se a uma duplicação no número de utilizadores em território nacional.

No estudo "Os portugueses e as redes sociais 2014" chega-se ainda à conclusão que 96% dos portugueses que usam redes sociais têm um perfil ativo no Facebook e que a plataforma é dominante numa série de parâmetros.

"O Facebook é a rede social mais conhecida em Portugal, a mais utilizada e aquela que é considerada pelos utilizadores a mais 'credível', a que 'informa melhor', a que 'mais gosto', a que tem informação 'mais útil', a 'mais interessante' e também a 'mais viciante'", detalha a Marktest.

A informação partilhada pela empresa de análise de dados dá ainda conta que redes sociais como o Hi5 e Netlog continuam a perder utilizadores, enquanto o Instagram e o Pinterest têm assistido a um crescimento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico