O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fez esta segunda-feira uma chamada de atenção para o combate às notícias falsas que se têm disseminado na internet.

Em entrevista a um jornal do grupo alemão Funke Mediengruppe, o líder europeu afirmou que tanto o Facebook como a Google devem empenhar-se no combate às notícias falsas "uma vez que a credibilidade deveria ser o seu maior capital".

Juncker admitiu ainda que Bruxelas está atenta a todos estes fenómenos e que a Comissão vai acompanhar de perto a situação para analisar a forma como as tecnológicas vão implementar medidas para reestabelecer os padrões de qualidade.

Recorde-se que as notícias falsas são consideradas um dos temas do ano depois de alegadamente terem beneficiado Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

Já depois das primeiras vozes se insurgirem contra a inércia das redes sociais face a este fenómeno, Mark Zuckerberg anunciou que vai encarregar empresas externas ao Facebook com a tarefa de excluírem conteúdos falsos da rede social.

Noutras medidas, o Facebook e a Google afirmaram que vão cortar as fontes de receitas provenientes de publicidade para estes sites.

Sobre isto, o presidente da CE lembrou: "liberdade também significa responsabillidade".