Primeiro uma personagem mítica da saga James Bond, em breve a assistente virtual do Facebook. Moneypenny é o nome de código daquele que poderá ser um novo sistema de assistência que a rede social estará a desenvolver para o Messenger, como escreve a publicação The Information.

De acordo com as primeira informações apuradas, o Facebook não vai seguir as mesmas pisadas dos principais rivais ao criar uma assistente focada na produtividade tal como a Cortana ou a Siri. Vai antes seguir mais o caminho da Amazon e da Alexa, ao disponibilizar um sistema que será sobretudo um apoio na compra de produtos e serviços.

Um dos factores de diferenciação será a possibilidade de falar com pessoas que ajudarão na tomada de decisão de determinado produto ou serviço.

Os detalhes ainda não são abundantes, mas sabe-se que, alegadamente, o serviço já está a ser testado a nível interno pelos funcionários do Facebook e que a tecnológica pode criar uma frota de entregas para responder aos pedidos dos utilizadores.

A mudança do Messenger de uma simples plataforma de comunicação para algo maior, mais focado no comércio eletrónico, foi uma estratégia que ficou reforçada durante a úlima F8: a empresa de Mark Zuckerberg permitiu, por exemplo, que lojas usem o Messenger como plataforma de comunicação com os clientes. A aplicação, ainda em mercados selecionados, também já permite a transferência de dinheiro entre os utilizadores.

O Facebook Messenger tem atualmente mais de 700 milhões de utilizadores ativos.