O Facebook Gaming está a ganhar popularidade no competitivo mundo das plataformas streaming online de videojogos. Embora o Twitch ainda continue a ser a mais popular, a aposta da empresa de Mark Zuckerberg apresentou em 2019 um crescimento na ordem dos 5,4%, passando a deter 8,5% da totalidade deste mercado, avança o mais recente relatório da StreamElements.

A plataforma do Facebook foi a que mais cresceu nos últimos três meses de 2019, registando um aumento de 210% no número de horas visualizadas. Os especialistas indicam que o crescimento se deve ao facto de os espetadores passaram mais tempo a ver não só os streamers existentes na plataforma, mas também as novas apostas que nela existem. Além disso, em comparação com 2018, houve um aumento de 63% no número de horas transmitidas por estes streamers.

Quota de mercado das diferentes plataformas de streaming online de jogos tendo em conta o número de horas visualizadas.
Créditos: StreamElements

Nos últimos três meses de 2019, todas as plataformas de streaming online de videojogos cresceram, sendo que, em dezembro o Twitch se sagrou o “campeão”, tendo apresentado o maior número de horas transmitidas: ultrapassando os 727 milhões, embora tenha perdido 6,1% do mercado. Seguem-se o YouTube Gaming, com mais de 332 milhões, e o Facebook Gaming, com mais de 102 milhões. Já o Mixer, a aposta da Microsoft lançada, ficou fora do “pódio” tendo superado os 31 milhões de horas de streaming.

Total de horas transmitidas nas plataformas de streaming online de videojogos em dezembro de 2019
Créditos: StreamElements

O relatório da StreamElements aponta que, em dezembro do ano passado, a categoria mais popular no Twitch não se relacionou com videojogos. O “Just Chatting”, onde os streamers conversam causualmente com os seus espetadores, ficou no primeiro lugar do “pódio”, ultrapassando os 80 milhões de horas visualizados. Segue-se a categoria dedicada ao League of Legends, com mais de 74,1 milhões, e, de seguida, do Fortnite, cujas visualizações superaram os 58,3 milhões de horas.

Já no que toca aos streamers mais famosos, os especialistas apuram que, tanto em novembro como em dezembro de 2019, xQc . Entre os nomes mais populares é também possível encontrar TimTheTatman, TFue, LIRIK e ainda summit1g.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.