O YouTube é a principal fonte de consumo de música para quem gosta de assistir aos videoclips oficiais de bandas e artistas. O Facebook quer reclamar uma fatia desse mercado com a introdução da área Music Videos. A partir deste fim-de-semana pode começar a descobrir os videoclips, assistir e partilhar sem sair da rede social, referiu o Facebook em comunicado. A empresa de Mark Zuckerberg promete uma oferta desde os artistas de topo da atualidade, novas promessas da música, assim como clássicos de todos os géneros.

O Facebook promete diversas estreias a nível mundial que vão acontecer na plataforma, incluindo vídeos com conteúdos de música exclusivos de artistas como J. Balvin, Karol G, Sebastian Yatra, Alejandro Fernandez e Calibre 50. E o serviço começou com a estreia de um videoclip oficial de Lele Pons, uma celebridade da internet, que curiosamente começou a sua carreira no YouTube. A artista fez primeiro uma live para puxar pelos fãs na plataforma antes da estreia.

tek facebook music

Mais que um repositório de videoclips, o Facebook pretende conjugar diversas ferramentas da plataforma para ajudar os artistas e bandas a promoverem-se, ligarem-se e interagirem com os seus fãs, sobretudo em tempos de pandemia que impedem os concertos ao vivo. Assim, além das estreias dos vídeos, podem interagir com os fãs através das lives, dos autocolantes de countdown nas Stories e alimentar os Grupos de fãs com conteúdos adicionais ou participar em angariações de donativos para causas sociais. “Com os vídeos oficiais no Facebook, estamos a criar novas experiências sociais que são mais do que apenas assistir ao vídeo”, destaca a empresa.

Para alimentar este novo canal, o Facebook está a trabalhar com parceiros da Índia e Tailândia, mas também nos Estados Unidos com as principais labels da indústria discográfica, incluindo a Sony Music Group, Universal Music Group, Warner Music Group, Merlin, BMG, Kobalt e outras comunidades de música independente, editoras e figuras públicas.

A nova funcionalidade está a chegar gradualmente aos utilizadores, tanto na versão Web, como nas aplicações iOS e Android e poderá ser encontrada na aba Watch no menu Música. A página vai apresentar géneros curados para si, incluindo os mais populares da semana ou as novidades. O algoritmo vai aprender com as preferências dos utilizadores, melhorando assim as recomendações, para que se tornarem mais personalizadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.