Depois dos perfis particulares terem sofrido uma "mudança de visual", o Facebook anunciou hoje alterações substanciais à forma como as empresas podem gerir a sua presença na rede social, conferindo às Páginas funcionalidades que diminuem as diferenças entre a utilização destas e dos Perfis.

A possibilidade é conferida através de uma nova opção, dada aos administradores da Página: "utilizar o Facebook como página". Isto permite-lhes interagir, tanto na sua página como noutras, em representação da sua marca, e aceder funcionalidades até à data reservadas aos perfis particulares.

Quando um administrador de uma Página selecciona esta nova opção, no menu Conta, a própria página fica com um aspecto semelhante ao de um Perfil, com as fotografias alinhadas no topo e acesso a feeds de notícias das empresas e serviços de que "gosta" - na qualidade de Página.

Outra das novidades é a possibilidade de receber notificações - como acontece com os titulares de perfis particulares - de cada vez que alguém publica, comenta ou passa a gostar da página ou de uma publicação no seu mural, por exemplo.

[caption]captura de imagem da nova configuração usando a página do TeK no Facebook[/caption]

Passa também a ser possível pesquisar outras marcas, empresas, instituições e serviços na rede social e acrescentá-los à lista de "Gosto"s da página, para obter a listagem das suas publicações directamente no feed da página - e libertando os perfis dos administradores desse fluxo de informação, caso assim o entendam.

A nova configuração ficou disponível hoje para quem quiser experimentar o modelo, mas a partir de 10 Março será aplicado automaticamente a todas as páginas.

Os administradores podem a qualquer momento passar alternar entre a "utilização enquanto página" ou em nome próprio, recorrendo ao menu Conta. Na primeira utilização no novo modelo, o Facebook sugere-lhes ainda uma "visita guiada" pelas novas funcionalidades.