Uma fotografia de Timothy Eli Thompson, o bebé que nasceu sem orifícios nasais, foi retirada do Facebook depois de ter sido utilizada numa campanha pró-vida com o intuito de divulgar a história.

Depois do bloqueio da imagem, os pais não se coibiram de demonstrar a sua indignação. "Enoja-me que se possam ver fotos de mulheres semi-nuas, de drogas, mas é a fotografia do meu filho que é considerada controversa. O que aconteceu à humanidade?", escreveu a mãe, Brandi McGlathery, na página pessoal na rede social.

A história da retirada da fotografia tornou-se viral, ao ser partilhada milhares de vezes, o que obrigou o Facebook a voltar atrás na decisão.

Esta não é a primeira vez que a maior rede social do mundo é alvo da ira dos utilizadores por retirar fotografias que para as pessoas têm um significado, mas que ao olhar dos filtros automáticos e das políticas do serviço são consideradas como inapropriadas.

Já em 2012 a plataforma online tinha bloqueado fotografias de um bebé que também tinha nascido com malformações.

Apesar de ter nascido com uma doença rara e de ter sido submetido a uma traqueotomia, apenas cinco dias depois de nascer, o bebé é considerado saudável. Timothy poderá realizar uma cirurgia para reconstruir o nariz a partir do primeiro ano de idade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico