O Facebook também vai avisar os internautas cujos computadores estejam infetados com o malware DNSChanger. O serviço já terá começado a notificar os utilizadores da rede social que acedam ao site a partir de dispositivos infetados da necessidade de tomarem medidas para resolver o problema, avança a imprensa internacional.

Os alertas incluem um link para o site do DSNChanger Working Group, onde é disponibilizada mais informação sobre a ameaça informática, seus efeitos e instruções sobre como proceder para remover o malware.

A rede social vem assim juntar-se aos fornecedores de Internet e a nomes como a Google ou o FBI num esforço para avisar todos os internautas cujos computadores foram infetados pelo malware e que, correm, por isso, o risco de ficar sem acesso à Internet a partir do próximo mês.

O malware, que tanto afeta PCs como Macs, faz com que quando um utilizador escreve um endereço Web no seu browser, seja redirecionado para servidores de DNS falsos, que enviam para sites escolhidos pelos cibercriminosos. O objetivo era levar os utilizadores para sites onde fossem impelidos a clicar em publicidade, rendendo receitas aos cibercriminosos - um sistema habitualmente designado como "click-jacking".

No ano passado, a polícia desmantelou a rede e apreendeu os servidores usados, mas muitos dos computadores infetados continuavam a depender desses servidores, pelo que o FBI optou por não desligar as máquinas, mas antes convertê-las em servidores de DNS legítimos. O problema é que isso tem custos para a polícia, que, por isso, decidiu desligá-los a partir de 9 julho de 2012.

No início do ano, o Facebook juntou-se aos esforços para erradicação da ameaça e ao DNSChanger Working Group, composto por peritos em segurança informática dos setores público, privado e académico, e "está agora em condições de notificar os utilizadores provavelmente infetados com o malware DNSChanger e redirecioná-los para um local onde podem obter instruções sobre como limpar os seus computadores ou redes", afirma a empresa, numa mensagem publicada online.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes