De acordo com a imprensa internacional, o Facebook está a testar uma funcionalidade de reconhecimento facial para verificar a identidade de utilizadores que não conseguirem entrar nas suas contas. A rede social assegura que este passo será opcional e estará apenas disponível em equipamentos que já tenham sido utilizados para aceder à conta do perfil em questão.

Ao TechCrunch, a empresa disse que este é "outro passo que se junta à autenticação de dois fatores, a par dos SMS, para que os utilizadores consigam confirmar a sua identidade".

Na prática, isto significa que os utilizadores que se esquecerem das suas credenciais de acesso podem passar a utilizar esta funcionalidade de reconhecimento facial para recuperar as suas contas.

O The Verge lembra ainda que em abril do ano passado o Facebook admitiu estar a trabalhar numa funcionalidade que permitia identificar automaticamente todas as caras presentes num vídeo. Uma tecnologia semelhante já existe para as fotografias.

Recorde-se que apesar de ser cada vez mais popular, o reconhecimento facial tem apresentado alguns problemas no seu funcionamento. No Samsung Galaxy S8, por exemplo, a tecnologia pode ser facilmente ludibriada com uma fotografia, facto que levou a tecnológica sul-coreana a admitir que esta não seria a forma mais segura de proteger o seu equipamento.