
De acordo com a imprensa internacional, o Facebook está a testar uma funcionalidade de reconhecimento facial para verificar a identidade de utilizadores que não conseguirem entrar nas suas contas. A rede social assegura que este passo será opcional e estará apenas disponível em equipamentos que já tenham sido utilizados para aceder à conta do perfil em questão.
Ao TechCrunch, a empresa disse que este é "outro passo que se junta à autenticação de dois fatores, a par dos SMS, para que os utilizadores consigam confirmar a sua identidade".
Na prática, isto significa que os utilizadores que se esquecerem das suas credenciais de acesso podem passar a utilizar esta funcionalidade de reconhecimento facial para recuperar as suas contas.
O The Verge lembra ainda que em abril do ano passado o Facebook admitiu estar a trabalhar numa funcionalidade que permitia identificar automaticamente todas as caras presentes num vídeo. Uma tecnologia semelhante já existe para as fotografias.
Recorde-se que apesar de ser cada vez mais popular, o reconhecimento facial tem apresentado alguns problemas no seu funcionamento. No Samsung Galaxy S8, por exemplo, a tecnologia pode ser facilmente ludibriada com uma fotografia, facto que levou a tecnológica sul-coreana a admitir que esta não seria a forma mais segura de proteger o seu equipamento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários