Um projecto de prevenção contra assaltos vai até ao final deste ano ligar as farmácias portuguesas às forças de segurança. Ou seja, às centrais da GNR e PSP.

A possibilitar esta ligação está a implementação de uma plataforma tecnológica que em caso de assalto disponibiliza de forma automática às autoridades toda a informação acerca da ocorrência, gerando uma resposta imediata das forças de segurança que assim conseguem enviar mais rapidamente para o local uma resposta.

"Estamos a trabalhar nessa plataforma e acreditamos que até ao final do ano as cerca de 2770 farmácias portuguesas já deverão estar à distância de apenas um botão da GNR e da PSP", disse à Lusa Nuno Flora, director do Departamento de Apoio aos Associados da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Os assaltos a farmácias têm vindo a diminuir ao longo dos últimos três anos, mas aumentado o grau de violência com que são levados a cabo. Mesmo assim o projecto avança integrado na iniciativa Farmácia Segura, em implementação desde 2006 com o objectivo de melhorar a capacidade de resposta das farmácias às situações de risco, nomeadamente através da formação.