A Fundação para a Computação Científica Nacional vai promover a partir de amanhã uma campanha de divulgação do registo de domínio .com.pt com o objectivo de aumentar a adesão das empresas e particulares a este domínio classificador. Pedro Veiga, presidente da FCCN, afirma que quer atingir pelo menos os valores de números de registos conseguidos em 2001 (altura em que ultrapassou as 10.500 submissões), mas que existe a ambição de crescer ainda 25 por cento em relação a estes números.



Acreditando que muitas empresas e particulares não recorrem aos registos em .com.pt por não conhecerem esta possibilidade, Pedro Veiga espera que a campanha de promoção traga um maior número de registos a este domínio classificador. "As empresas têm várias vantagens no registo em .com.pt, nomeadamente a criação de uma identidade própria e a possibilidade de deslocarem esse domínio se mudarem de ISP", o que funciona para o site da empresa mas também para os endereços de correio electrónico utilizados, explica o presidente da FCCN, entidade que gere o domínio .pt.



Para além da campanha publicitária, desenvolvida pela Bates Red Cell, a FCCN vai usar diversos meios de promoção do .com.pt com displays em balcões de diversas entidades e ainda um mailling dirigido aos associados da Associação Empresarial de Portugal (AEP). Amanhã será ainda realizado um Seminário de divulgação em Lisboa, no qual os interessados ainda se podem inscrever através do endereço www.bebidavermelhacomgaseacucar.com.pt. Outros seminários estão já em preparação, nomeadamente em conjunto com a AEP no norte do país.



No âmbito desta campanha, o site do DNS.pt vai também sofrer uma remodelação, que entra online já amanhã, para simplificar a sua utilização e a prestação de informação e serviço de registo aos utilizadores.




O domínio classificador .com.pt foi criado em 2001 com o objectivo de simplificar o registo de domínios em Portugal, já que o .pt tem regras mais rígidas exigindo uma série de procedimentos burocráticos, destinados a proteger as marcas e as empresas de apropriação indevida de endereços Internet por terceiros. Desde então foram registados pouco mais de 6.500 endereços, uma situação que a FCCN quer mudar face à facilidade e benefícios que acredita existirem neste registo.



As Pequenas e Médias Empresas e os estudantes são dois dos grupos que a FCCN pensa poderem contribuir para o crescimento esperado dos registos. "Grande parte dos registos existentes são feitos por PMEs, mas atinge uma percentagem muito pequena do tecido destas empresas", justifica Pedro Veiga, alegando que este trabalho de divulgação pode ajudar a mudar esta situação.



"As empresas podem e devem registar o domínio do nome da empresa mas também as marcas, uma situação que é mais comum nas empresas internacionais que têm mais cuidado com estas situações", sublinha o presidente da FCCN. Este responsável acrescenta ainda que é preciso criar uma maior mobilização também junto dos estudantes que quando têm uma ideia inovadora podem logo reservar o endereço Internet para a divulgarem em .com.pt, mesmo antes de criarem a empresa, o que não pode acontecer em .pt.



Também da parte dos ISPs poderia existir uma divulgação mais aguerrida dos registos portugueses, "em alguns países os ISPs oferecem o registo de domínio para cativar os clientes", acrescenta Pedro Veiga.



Actualmente existem 79 entidade autorizadas para registar endereços nos domínios .pt, normalmente designadas como registars, sendo 65 portuguesas e 14 estrangeiras. A FCCN tem vindo a facilitar a burocracia envolvida no registo de domínios para estas entidades, permitindo actualmente a inserção do pedido directamente nas bases de dados do DNS.pt e garantindo resposta aos processos completos em 1 a 2 dias úteis no caso dos registos em .pt, que são sujeitos a regras mais rígidas.

Notícias Relacionadas:

2004-01-05 - Entidades estrangeiras absorvem 50% dos novos subdomínios .com.pt

2001-02-01 - Novas regras de registo .pt no dia 5 de Fevereiro

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.