Estreia hoje uma parceria ente o YouTube e a MGM que vai levar ao site de vídeo alguns dos filmes da editora em versão completa. O acordo vai arrancar com "Os sete magníficos" e episódios dos "American Gladiators".

A notícia é avançada pelo jornal The New York Times e refere que as empresas conseguiram um entendimento quanto ao modelo de negócio a aplicar. Os filmes e episódios são de visualização gratuita mas haverá publicidade na página.

Até agora o YouTube não tinha conseguido conquistar muitos dos estúdios de Hollywood que preferem o Hulu para exibir os filmes e séries de televisão, fruto de uma parceria entre a NBC e a Fox.

a empresa que actualmente pertence ao universo da Google tem vindo a tentar combater o domínio da Hulu e recentemente tinha anunciado um acordo com o estúdio Lionsgate e com a CBS que este mês começou a publicar no YouTube episódios completos das séries "Star Trek" e "Beverly Hills 90210".

As questões dos direitos de autor, especialmente com a publicação de extractos de filmes e episódios não autorizados pelos estúdios, tem sido uma das principais causa da má fama do YouTube em Hollywood. Apesar de ter desenvolvido o sistema VideoID, que permite às empresas identificarem vídeos não autorizados e pedir para os removerem ou explorar a publicidade associada, muitos estúdios preferem continuar de relações cortadas com o site.

No caso da MGM o acordo poderá incluir um trabalho próximo com o YouTube para detectar a pirataria, podendo o estúdio escolher se esses vídeos se mantêm online.