A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avisou que está a circular um email falso sobre "divergências" na declaração de IRS, alertando que o mesmo apenas visa convencer os contribuintes a carregarem num link malicioso.
Estes emails fraudulentos surgem numa altura em que está a decorrer a campanha de entrega da declaração anual do IRS, o que leva a AT a reforçar os alertas de que além de falsas, estas mensagens têm apenas como objetivo aceder a dados dos contribuintes.
"Temos conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes uma eventual divergência numa declaração de IRS, nas quais é pedido que se carregue num link. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", refere a mensagem publicada no Portal das Finanças.
A AT aconselha ainda os contribuintes a verificarem sempre "o detalhe do remetente" para ver se o endereço é da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Entre as mensagens falsas que estão a ser enviadas há uma em que é dito ao contribuinte que "a sua declaração de IRS Contém Divergência" e que para "Resolução de divergência, utilize a opção abaixo" – seguindo-se o referido link malicioso. O email surge assinado pela "Diretor(a)-geral Ifigênia Pilar".
Tal como em ocasiões anteriores a AT sublinha que estas mensagens "são falsas e devem ser ignoradas" e que "em caso algum" o contribuinte deve carregar nos links apresentados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários