O Ministério das Finanças já tinha emitido há algumas semanas um alerta para ataques de phishing que simulam informação enviada por email pela Direcção-Geral dos Impostos, mas reforça agora o aviso aos contribuintes para ignorarem estas mensagens.

Segundo a informação enviada à imprensa, voltou a verificar-se que alguns utilizadores do Portal das Finanças têm recebido estas mensagens fraudulentas que procuram obter informações sensíveis e instalar software fraudulento nos computadores dos contribuintes. O caso já está a ser investigado pelas autoridades competentes.

[caption]mail das finanças[/caption]

A mensagem acima está datada de 22 de Maio, Domingo, e as Finanças avisam que os utilizadores que cliquem no link são redireccionados para um site onde é instalado software para roubo de informação confidencial.

O Ministério recomenda a quem recebeu a mensagem que a apague de imediato, lembrando ainda que todas as mensagens de email que a DGCI envia aos contribuintes identificam o nome completo e o número fiscal dos destinatários.

"A DGCI não envia nunca mensagens de correio
electrónico genéricas e sem aquela identificação", adianta a mesma fonte.